INFORMAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DE ARARAS;


CARACTERÍSTICAS DAS ESPÉCIES;
 
Araras são aves da família Psittacidae, originárias exclusivamente das Américas do Sul e Central. Apesar de terem origem em regiões de clima tropical, adaptam-se muito bem a outras condições de clima, tanto temperado quanto frio. Sua longevidade é características das espécies, podendo atingir até 60 anos. Alimentam-se na natureza principalmente de frutas ; em cativeiro são oferecidas rações balanceadas próprias para araras e disponíveis no mercado nacional, além de frutas, legumes e verduras em geral. Os animais nascidos em cativeiro são extremamente dóceis, adaptando-se muito bem ao convívio social com crianças e adultos.
 
REPRODUÇÃO;
 
A reprodução na natureza ocorre por meio de 1 postura anual de 1 a 4 ovos; a incubação dura em torno de 26 dias; os filhotes são alimentados pelos pais no ninho e mesmo após voarem, até se tornarem independentes, durante um período que pode durar de 6 meses a 1 ano. Em cativeiro eles tanto podem nascer no ninho e serem alimentados pelos pais, quanto em incubadora, após a remoção dos ovos. Os filhotes nascidos em incubadora recebem o alimento com seringa, inicialmente em uma frequência de até 16 vezes por dia durante 24 horas, durante os 10 primeiros dias de vida; após isso as frequências de alimentação são reduzidas até atingirem 2 a 3 refeições por dia aos 4 meses de idade.
Cuidados básicos, como higiene rigorosa com cloro e sabão, temperatura e umidade controladas nas incubadoras, ração de boa qualidade e fresca, frequência de alimentação, quantidades e diluições exatas de alimento a ser fornecido em cada estágio de desenvolvimento são indispensáveis para a obtenção de um ótimo resultado na taxa de crescimento dos filhotes. Erros nessas variáveis normalmente geram consequências desastrosas nos resultados, levando até mesmo a óbitos de filhotes.
Filhotes com 3 meses de idade em geral estão completamente emplumados, sendo que aos 6 meses de idade normalmente atingem tamanho próximo do indivíduo adulto; filhotes criados com o objetivo de animais de estimação podem ser adquiridos entre 3 meses e 1 ano de idade.
A maturidade sexual varia conforme a espécie: arara vermelha de asa verde (Ara chloroptera ) e arara vermelha de asa amarela ( Ara macao ) estarão aptas a reproduzir aos 7 anos de idade; arara azul e amarela (Ara ararauna) atinge a maturidade sexual aos 3 anos.
 
TAMANHO E CONSTRUÇÃO DE RECINTOS;
 
O tamanho a ser destinado como recinto depende da disponibilidade de espaço e dinheiro do proprietário. 
Recintos menores , do tamanho de 1,20 altura x 1,00 largura por 1,00 comprimento apoiados a 50 cm do chão podem ser usados, desde que a ave não permaneça o dia todo apenas dentro dele e que seja dada muita atenção a ela, pois correm o risco de se tornarem indivíduos estressados.
Um recinto em torno de 1,60 m altura x 1,60 m largura x 2,40 m comprimento, apoiado em um suporte de 80 cm de altura, é suficiente para um casal em reprodução com até 3 filhotes; é claro que quanto maior for o tamanho do recinto, melhores as chances de as aves terem uma boa qualidade de vida.
Recomenda-se o uso de tela trançada ( comum de galinheiro) em vez de tela soldada, que comumente é danificada pelos seus fortes bicos; utilize arame galvanizado com fio nr 12 e abertura de 4 cm.
É interessante para as aves terem uma parte do recinto coberta e outra permitindo a passagem de água da chuva e sol; para recintos do tamanho sugerido para 1 casal recomenda-se o uso de piso elevado do chão feito em tela; para recintos maiores, o uso de chão direto deve ser feito com grama ou piso cerâmico de fácil lavagem (por meio de uso de lava-jato), jamais com chão de areia ou terra, com o objetivo de evitar ao máximo a contaminação por verminoses.
Para reprodução, por motivo de leveza e facilidade de desinfecção, não utilize madeira na confecção dos ninhos; prefira, em vez disso, ninhos feitos com chapa galvanizada com espessura de 0,7 mm , com estrutura feita em ferro tipo perfil em “L” , nas dimensões de 50 cm largura x 50 cm altura x 80 cm comprimento; use duas portas em lados opostos, uma para remoção dos ovos e outra para entrada e saída das aves, nas dimensões de 17 cm x 17 cm cada.


  1. Compartilhe